Às vezes para sabermos o significado de uma coisa, devemos procurar saber o que não é e ser um bom discípulo não é amar de boca, aparências, ser o maior e também não é ser perfeito.
O Apóstolo tem falado muito sobre sermos discípulos de Jesus.
E o que é isso de sermos discípulos de Jesus? É nós sermos seguidores de Jesus, sermos cópias.
Nas redes sociais todos querem ter mais e mais seguidores, seguir os influenciadores, serem cópias deles. Todos os dias se levantam ídolos, todos os dias milhares de pessoas inocentemente vão na conversa dessas celebridades e acabam por entrar em maus caminhos.
Sabemos bem o que Deus nos diz sobre idolatria…
Existe alguém que nunca fingiu ser perfeito, que mostrou que há momentos de alegria mas também de tristeza, dias em que obedecer é a última coisa que queres fazer… Nós conhecemos o único que aceitou morrer pela humanidade, vir à terra, sofrer, ensinar e mostrar-nos como ser.
Esse alguém é Jesus
Ser um bom discípulo é ser uma cópia, um imitador de Jesus, contagiar as pessoas que se cruzam contigo a seguirem Jesus.
Quando oramos o Pai Nosso devemos lembrar-nos disso. Podes até dizer “que ao olharem para mim vejam Jesus, o meu testemunho faça com que mais pessoas sigam Jesus”.
Para seres uma boa cópia de Jesus, precisas de o conhecer, de olhar para tudo o que Ele passou e como reagiu ao longo de todas as situações.
Jesus soube perdoar o imperdoável, teve a coragem de fazer o que ninguém conseguiria, chorou, riu, pregou, curou doentes, expulsou demónios e acima de tudo: deixou a marca dele por toda a parte e em todas as pessoas.
Na história de Jesus e em todas as vezes que falava era notório o amor dele pelo pai e pela humanidade, a compaixão que tinha.
De uma forma breve, a melhor forma de sermos bons discípulos de Jesus é amar a Deus e amar o nosso próximo:
Mateus 22:37-40
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a esta, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.