Se continuares em busca de um processo prefeito vais acabar por desistir
Não podemos negar que todos nós temos tendência a buscar a perfeição, queremos sempre mostrar que somos perfeitos em tudo o que fazemos. Simplificando, queremos mostrar aos outros aquilo que nós não somos.
Buscamos a perfeição em diversos contextos, como por exemplo na maneira como nos vestimos e arranjamos, na maneira como tratamos os outros e na maneira como servimos a Deus.
Ir em busca de sermos perfeitos em tudo não é negativo, pelo contrário é algo que o próprio Jesus nos diz para fazer!
Mateus 5:48- Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o vosso Pai celestial.
O problema é que sendo nós ainda imperfeitos, queremos que o processo para a perfeição seja automaticamente perfeito, o que é impossível! E ao vermos que o nosso processo não é perfeito ficamos desmotivados e acabamos por desistir.
Por exemplo, vais dizer que nunca disseste “Eu começo a dieta no dia 1 de janeiro, segunda-feira, mesmo no primeiro dia do ano!”
Ou, “A partir do primeiro dia do próximo mês começo a ir ao ginásio”
Ou, “É a última vez que cometo este pecado, depois disto paro para sempre!”
Ou, até mesmo “Quando eu estiver mais estável começo a aproximar-me mais de Deus”
Se já disseste alguma destas frases, não te preocupes, porque não estás sozinho! E todos sabemos que quando não conseguimos cumprir alguma dessas frases, temos tendência a sentirmo-nos mal, e eventualmente a desistirmos.
A verdade é que nós buscamos sempre alcançar um determinado objetivo sem falhar no processo, sem cair na caminhada, sem cometer algum tipo de pecado. Só que isso é impossível! Nós vamos sempre falhar até chegarmos à perfeição.
Tal como mostrado no exemplo, para além de buscarmos esse processo perfeito na nossa vida, tentamos buscá-lo também na nossa relação com Deus.
Dizemos “A partir de hoje não peco mais”; “todos os dias vou falar com Deus sem falhar às 6h da manhã”; “nunca mais vou falhar com Deus”, mas a verdade é que não conseguimos cumprir com isso.
Esta falha na execução de um suposto processo perfeito faz com que deixemos Deus de lado porque pensamos que não vale mais a pena tentar ou porque talvez “seja melhor começar amanhã”.
Quero que entendas com este estudo que não é isso que Deus quer! Deus não exige que o teu caminho para a perfeição seja perfeito! Deus sabe que vais falhar! Mas ele espera que não desistas, e que quando falhas, tu possas chegar-te mais perto de Deus!
O nosso plano pode parecer sempre melhor, mais composto, e apresentar uma perfeição inigualável, mas os planos e os pensamentos do Senhor são maiores.
Isaías 55:9- Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos; e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos.
Por isso, não esperes que o teu processo para buscares a perfeição e para teres uma relação com Deus seja perfeito! E não desistas quando cometeres alguma falha!
Resumindo:
1º Decide buscar a Deus, arrependendo-te dos teus pecados e relacionando-te com Ele diariamente
2º Quando falhares na busca por Deus, confessa a tua falha a Deus e chega-te cada vez mais perto dele
3º Não deixes que a tua mente ou que o inimigo te enganem, medita na Palavra de Deus
4º Fica firme
Espero que este estudo tenha servido para ficares mais perto de Jesus.