Gálatas 5:22-23
“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.”
Os frutos do Espírito descritos nesta passagem são as qualidades que se manifestam de forma natural e que com o tempo vão crescendo na nossa vida como cristãos, são resultado da presença e da ação do Espírito Santos em nós. Não representam feitos humanos nem demonstram a nossa capacidade como seres humanos, mas são o fruto da transformação que Deus faz em nossas vidas. Ao contrário do que muitos pensam, esta passagem não representa uma lista de “deveres” enquanto cristãos, os frutos do Espírito são a manifestação do caracter de Jesus em nós. Quando estamos cheios do Espírito Santo, essas virtudes começam a aparecer nos nossos comportamentos e atitudes.
Um cristão é reconhecido pelos frutos que dá (“Pelos seus frutos os reconhecereis. Por acaso colhem se uvas de espinheiros, ou figos de abrolhos?” Mateus 7:16), é isso que nos faz ser diferentes do restante da sociedade como representantes de Jesus.
Uma relação constante com Deus e, consequentemente, a superação do pecado, vai manifestar em nós estas características. O grande inimigo destes 9 pontos é a nossa carne, que tenta a todo o tempo ter o protagonismo da nossa vida e bloquear a ação do Espírito Santo em nós. Cabe a nós a tarefa de alimentarmos constantemente o nosso Espírito, diminuindo a força das obras da carne.
Os frutos do Espírito são sinais claros de que estamos a crescer em Cristo e a permitir que o Espírito Santo nos transforme.