NOVA VIDA

Gálatas 5:22-23
“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” 

Os frutos do Espírito descritos nesta passagem são as qualidades que se manifestam de forma natural e que com o tempo vão crescendo na nossa vida como cristãos, são resultado da presença e da ação do Espírito Santos em nós. Não representam feitos humanos nem demonstram a nossa capacidade como seres humanos, mas são o fruto da transformação que Deus faz em nossas vidas. Ao contrário do que muitos pensam, esta passagem não representa uma lista de “deveres” enquanto cristãos, os frutos do Espírito são a manifestação do caracter de Jesus em nós. Quando estamos cheios do Espírito Santo, essas virtudes começam a aparecer nos nossos comportamentos e atitudes.

Um cristão é reconhecido pelos frutos que dá (“Pelos seus frutos os reconhecereis. Por acaso colhem se uvas de espinheiros, ou figos de abrolhos?” Mateus 7:16), é isso que nos faz ser diferentes do restante da sociedade como representantes de Jesus.

  1. Amor (ágape)
    O amor aqui referido é o amor incondicional, que refrete o amor de Jesus por nós. Não se baseia em circunstâncias ou sentimentos, mas em decisão e ação. Utilizamos este amor na prática quando amamos quem não nos beneficia, amamos sem esperar algo em troca.

  2. Alegria
    A nossa alegria vem do conhecimento de quem somos em Cristo e do conhecimento com a Palavra Verdadeira (Jesus). Não se baseia em circunstâncias externas. É uma alegria que permanece, mesmo em tempos difíceis, porque está enraizada na nossa esperança em Deus e na Sua fidelidade como nosso Pai.
  1. Paz
    Vai além da ausência de conflitos. É a verdadeira paz de quem está em constante comunhão com Jesus. Trás tranquilidade e confiança de que Deus não falha connosco, entrega-nos capacidade para lidar com as adversidades de forma serena.
  1. Paciência (longanimidade)
    Refere-se á capacidade de suportar dificuldades, frustrações e suportar os outros também, com a calma e a perseverança que Jesus tinha e demonstrava também.
  1. Amabilidade (benignidade)
    A amabilidade refere-se ao cuidado e á bondade que temos com os outros. Ter atitudes gentis, ternura e respeito com outros seguindo o exemplo de Jesus, que demonstrava esse cuidado com todas as pessoas que iam até Ele.
  1. Bondade
    Explora uma característica de integridade moral, justiça e altruísmo no pensar, falar e agir.
  1. Fidelidade
    Ser fiel e leal ás nossas responsabilidades, cumprir promessas e compromissos. E principalmente ser fiel a Deus, á sua palavra e ao grande compromisso que assumimos com Ele no dia da nossa entrega a Jesus.
  1. Mansidão
    Não demonstra fraqueza, mas sim a força sob controle. Manifesta um espírito humilde e paciente perante injustiças ou provocações. Substitui a agressividade e a impulsividade por calma e gentileza.
  2. Domínio Próprio
    É o controle dos impulsos, desejos e reações. Implica sabedoria e autocontrole para que as emoções não nos dominem.

Uma relação constante com Deus e, consequentemente, a superação do pecado, vai manifestar em nós estas características. O grande inimigo destes 9 pontos é a nossa carne, que tenta a todo o tempo ter o protagonismo da nossa vida e bloquear a ação do Espírito Santo em nós. Cabe a nós a tarefa de alimentarmos constantemente o nosso Espírito, diminuindo a força das obras da carne. 

Os frutos do Espírito são sinais claros de que estamos a crescer em Cristo e a permitir que o Espírito Santo nos transforme.

Mais para ti...

Vários artigos para explorares e partilhares…

Várias mensagens disponíveis…

Músicas do Festival de Talentos…