“Chegou a hora de decidir o meu futuro. Tenho 18 anos ou mais, e sinto que a decisão que fizer hoje vai mudar a minha vida: vou para a faculdade? Vou já trabalhar? E se eu escolher mal? Haverá como dará volta?”
Eis o dilema que muitos dos jovens se encontram nesta altura do ano. Mesmo que estejas convicto na tua decisão, candidatura, curso ou trabalho, certamente já deste por ti a pensar “o que vou fazer”, “como vou fazer” e “é a área que gosto, mas será que é por aqui que devo ir?”.
Vamos então falar sobre grandes decisões de vida tomadas enquanto jovem e que te vão ajudar nesta etapa importante para ti.
Antes de mais, tens de responder a esta pergunta: “Sabes quem és tu?”. A tua resposta a esta pergunta diz muito sobre ti. Repara que não te perguntamos “O que fazes/consegues fazer/gostos/hobbies…”, a pergunta é sobre quem tu és. Se na resposta referires o teu nome e idade, já é um bom passo, contudo o mais importante: ÉS CRIAÇÃO DE DEUS. Para além de seres criação, ÉS FILHO DE DEUS. E tu perguntas “ok, verdade, mas no que é que isto me vai ajudar nesta decisão? Até já falei com Deus, pedi ajuda, mas parece que tudo está na mesma”.
Ser, agir e viver como um verdadeiro Filho de Deus implica ter uma CONFIANÇA e DEPENDÊNCIA em Deus. Significa que não temos de entender porquês quando quem lidera o processo sabe o que faz. Então, por aqui já entendes que Deus até te pode indicar um curso e/ou trabalho, mas daqui a uns tempos Ele precisar de ti noutro lugar, numa área profissional diferente, seres homem/mulher de negócios, seres uma pessoa de referência nesta sociedade… Então quero que saibas que o teu curso ou emprego não limita o plano de Deus para ti. Por outro lado, também tu não limites Deus, simplesmente porque tens um curso na área x e agora Deus está a usar-se de ti na área y. Afinal, quando entregaste a vida a Jesus disseste “guia a minha vida, és o meu SENHOR”. Tu deste permissão para que Deus guiasse a tua vida, prepara-te para entrar no PROPÓSITO que Deus tem para ti, e que não deve ser limitado pelas tuas aprendizagens, competências académicas ou profissionais.
Espera em Deus! Qual é a pressa? Deus nunca chegou atrasado, aliás, mesmo quando muitas das vezes pensaram que não havia solução, para além de Ele ter chegado a tempo, ainda abriu caminho onde não existia. Deus vai revelar-te o que fazer: se ires já para a faculdade, qual o curso da faculdade, se deves primeiro trabalhar e depois sim ir estudar, ou outra questão qualquer… eu não sei a resposta, os teus amigos não sabem, os teus familiares também não… só Deus! Não é a tua idade que vai limitar Deus a agir na tua vida. Não é esse número que dita o modo como o teu propósito vai acontecer. Deus não se apressa nem é influenciado pela tua idade. Com Deus é no tempo certo. Mais uma vez, aprende a ESPERAR e CONFIAR em Deus. Usa o tempo de espera para te aproximares mais de Deus e desenvolver este vínculo de Filho e Pai.
Não é o teu curso ou área profissional que vai definir a tua vida, é o modo como te deixas ser moldado e guiado por Deus. Quando entras no PROPÓSITO de Deus para ti, nada é ao acaso: tudo o que acontece tem uma razão de ser, simplesmente CONFIA.
O teu valor não está no curso que tirares, no emprego em que estiveres nem no salário que vais receber: nada disso reflete o teu valor AOS OLHOS DE DEUS. O teu valor já foi pago por Jesus. Deus não te vai pedir um curso ou trabalho para que te tornes em “alguém mais importante e agora, sim, podes ser chamado do seu Filho”. Não! Nada disso te acrescenta valor.
Deves pedir ajuda a Deus para que entres no teu PROPÓSITO: a tua missão de vida que se vai refletir em almas ganhas para Jesus, e não no aumento do teu valor pessoal. Esses discursos de “faz este curso para ficares bem-visto, ganhares muito, teres muitos seguidores…” são um engano. Nada destas ideologias te devem motivar a entrar num curso ou trabalho. Na verdade, são objetivos de vida que afastam as pessoas de Deus por ficarem cegas na busca de coisas que só são válidas aqui na terra. A tua decisão deve sempre ir ao encontro do PROPÓSITO e, mesmo que ainda não saibas qual é, CONFIA em Deus. O propósito não é uma finish line que ultrapassas, mas sim toda a caminhada que fazes com Deus.
Aprende a ser guiado pelo Espírito Santo de Deus. Ouve a Sua voz, como te sentes quando pensas num curso ou trabalho específico? Já oraste? Então aguarda, continua a esperar. Recorda que o Espírito Santo não te vai falar coisas contrárias à Palavra nem coisas cujo objetivo é alcançares ou ires por caminhos que te afastam de Deus, da Igreja, da Palavra. A tua decisão não é sobre “teres muito e levares o teu nome pelo mundo fora”, mas sim sobre “ser útil para Deus, servi-Lo, honrá-Lo e levar a Salvação aos perdidos” e assim vais ser verdadeiramente feliz.
Gálata 5: 22
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
E agora, quando fores para a faculdade ou trabalhar, recorda que estás lá com uma missão – aprender para aplicar na área que Deus precisa de ti. Vais adquirir ferramentas técnicas para desempenhares a tarefa profissional ou as funções que Deus precisa que desempenhes. Não te iludas: não é para seres influenciado, é para seres um influenciador. Não te envolvas em hábitos que não são certos, nem em costumes que te afastam de Deus, ainda que sejam “brutais” aos olhos do mundo. Torna-te ciente de quem és e a quem representas.
Resumindo, vive com Deus. Desenvolve a tua relação com Deus. Mesmo que não entendas algumas coisas, vais ver que é o melhor que pode acontecer, simplesmente porque é o teu Criador quem guia o teu processo. CONFIA.