Escolhas

Hoje em dia, as pessoas vivem e agem como se fossem movidas à espera do reconhecimento de outros, de modo a não só se sentirem encaixados em certo meio social, mas com o objetivo inconsciente de aumentar a sua autoestima, sentirem-se queridos, e os jovens lá fora têm focado e buscam bastante isso.

A pergunta que gostaria de fazer a ti, jovem, e que realmente deves refletir todos os dias é: para quê precisas da aprovação do mundo, se a melhor aprovação que podes ter é a de Deus?

Todos nós, temos escolhas por fazer a cada dia, em cada área da nossa vida, e elas, por mais mínimas que sejam, carregam consigo grande impacto e trazem grandes mudanças. Nós, jovens cristãos, temos que ter ainda mais a plena consciência deste detalhe, pois as escolhas que fazemos influenciam e podem influenciar fortemente, não só na nossa vida espiritual, mas na vida espiritual de muitos outros jovens.

Um exemplo que podemos ver na bíblia, é de três jovens que tinham o coração no sítio certo e viviam segundo a vontade de Deus, são eles: Sadraque, Mesaque, Abednego.

Sadraque, Mesaque e Abednego eram do povo de Deus, estavam perante uma situação complicada em que tudo a sua volta os obrigava a aceitar e a curvar-se perante ideologias que iam contra tudo o que acreditavam e defendiam, negando assim o seu Deus.

Numa terra estrangeira, com diferentes costumes, culturas e crenças, tudo dependia das escolhas que ambos fizessem, pois, a decisão que cada um tomasse, determinaria a consequência que teriam futuramente nas suas vidas.

DANIEL 3:5-6

Quando ouvirdes o som da buzina, do pífaro, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles e de toda sorte de música, vos prostrareis e adorareis a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor tem levantado. 
E qualquer que se não prostrar e não a adorar será na mesma hora lançado dentro do forno de fogo ardente.
“.

Esses três jovens por serem pessoas de grande influência naquela época, aos olhos do seu povo e até mesmo por aqueles que não eram do seu povo, eram vistos como modelos, e por consequência, as atitudes deles, influenciariam bastante não só no sentido em que são vistos diante de todos, a escolha de agradar, mas também diante de Deus, a sua fidelidade.

DANIEL 3:17-18

“Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará do forno de fogo ardente e da tua mão, ó rei.
E, se não, fica a saber, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.”

Isto para mostrar que, independentemente de onde estamos, se verdadeiramente temos Deus, as escolhas que nós fizermos serão com base na vontade d’Ele, na fidelidade que temos a Ele, que podem não ser fáceis e mudam não só a nossa vida radicalmente, mas a vida de muitos jovens a nossa volta, porque o mundo grita, mas ainda assim o nosso temor a Deus tem que ser maior.

Portanto, Jovem Kuriakos, não faças escolhas em detrimento da influência de pessoas que não creem no mesmo que tu, mas preferem seguir os deuses do mundo e curvar-se a eles. Não te curves, mantém-te firme em Deus, pois não existe ganhos, vitórias na nossa vida sem estarmos comprometidos com Deus, sem fazermos escolhas, tomarmos decisões que são difíceis, mas sempre que tivermos perante uma situação destas lembremo-nos “Não há ninguém neste mundo que nos ame mais do que Deus”.

Mais para ti...

Vários artigos para explorares e partilhares…

Várias mensagens disponíveis…

Músicas do Festival de Talentos…