Hoje em dia, a grande maioria das pessoas sabe que Deus existe, sabe que Ele é Deus no céu e na terra, e todo aquele que conhece o verdadeiro Deus, deve todos os dias perseverar na sua Palavra, e crer que Ele fará todas as coisas possíveis na sua vida.
Ouvir falar de Deus e de Jesus, recebê-lo, aprender as suas leis e as conhecer são os primeiros passos a marcar que levam ao início de uma caminhada e relacionamento com Ele, mas não para por aí.
Muitas pessoas acham que só conhecer a palavra de Deus basta, até mesmo cristãos. Neste caso, falando de Jovens cristãos, que desde cedo aprendem os caminhos de Deus e sabem os versículos bíblicos porque os ouvem e leem a palavra, sabem o que Deus quer verdadeiramente para as suas vidas, mas ainda assim não os praticam.
Para quê que nos vale saber muitos versículos, conhecer muito a Bíblia, sabê-los de trás para frente se nada que está lá escrito tendemos a praticar?
Há uma grande diferença entre conhecer e praticar. O facto de conheceres a palavra de Deus, não significa que possas estar a praticá-la.
CONHECER é ter consciência de alguma coisa, entender e ter noção, já PRATICAR, implica colocarmos em ação aquilo que passamos a ter consciência. E no caso da palavra de Deus, nós temos ideia do que ela diz, compreendemos, e o passo a seguir é colocá-la em prática, é fazer o que ela diz.
TIAGO 1:22-25
E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.
Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural;
Porque se contempla a si, e foi-se, e logo se esqueceu de que tal era.
Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
O que este versículo quer aqui dizer é que, o objetivo de ouvirmos a palavra de Deus não é sabermos muito, não é enchermos a nossa mente para nos enaltecermos diante dos outros dizendo que “Conhecemos muito a Deus”, mas sim aplicar os princípios de Deus, porque mais uma vez, de nada vale dizer que conheces Deus, se o que Ele diz, se o conhecimento da sua vontade não te leva a obediência e consequentemente a prática.
Renova a tua mente, muda a tua forma de pensar em relação às coisas de Deus, e faz a sua palavra para estares alinhado a Ele.
A ti, JOVEM KURIAKOS, foi dada a dádiva de conhecer as coisas do alto, mas não te limites só em compreender, mas praticar, pois Deus quer fazer grandes coisas na tua vida, e na vida de pessoas que estão lá fora perdidas e que talvez a única forma de receberem a salvação será através de ti, quando não só sabes a solução através do conhecimento da palavra de Deus, mas ao praticá-la, dás a conhecer aos outros.