Quando refletimos acerca deste assunto: Negar a nós mesmos e Renovar-nos, nós Jovens questionámo-nos “Negar o quê?” e consequentemente pensamos “Eu sou uma pessoa boa”, sem repararmos no “Eu”, o grande ponto de partida, o grande vírus.
O simples facto de praticarmos ou termos bons obras não faz de nós pessoas boas, mas pessoas usadas por Deus para praticar o bem.
MATEUS 19:17
“Jesus disse… Por que me chamas bom? Não há́ bom senão um só́, que é Deus.”
Negar a nós mesmos significa, recusar, rejeitar, não querer mais e isto implica deixarmos para trás tudo, sim, tudo aquilo que a nossa carne, que a nossa mente anseia, desejos, sonhos, pensamentos, vontades que na natureza do homem nada se igualam aos pensamentos e nem a vontade de Deus.
Muitos de nós jovens já́ nos deparamos com a questão feita no mundo “Porque é que eu vou negar e deixar de ser quem sou? Deus não é amor? Então ele aceita-me do jeito que sou”, o que na maioria das vezes isso é dito como pretexto ou desculpa para fazer coisas que são contrárias a palavra de Deus, mas é necessário que tenhamos em mente que a partir do momento que aceitamos Jesus como SENHOR e SALVADOR, decidimos automaticamente deixar para trás toda a nossa vontade, e passa a ser Ele a governar a nossa vida.
ROMANOS 12:2
“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”
Não te conformes com o facto de seres alguém muito inteligente, não confies na sabedoria que vem de ti, para guiares a tua vida, porque para experimentarmos o plano de Deus para as nossas vidas é necessário haver MUDANÇA, e isso significa renovar, consertar, substituir os nossos pensamentos pelos de Deus, recomeçar a nossa vida conforme o sistema de Deus, os seus caminhos, a sua palavra, destruir todos os edifícios tortos que residem na nossa mente, e deixar o melhor Arquiteto “DEUS” através da sua palavra, cuidar, ou melhor, projetar a nossa vida da melhor maneira.
Jovem, não te tornes uma copia do mundo, viva uma vida desejando percorrer o caminho da santificação, e para isso é necessário negares os teus desejos carnais, alvos mentais, deixar para trás até a expressão “a Carne é fraca” como desculpa para acariciar e tentar amenizar o mal feito, porque a carne realmente só́ é fraca quando vivemos mais em detrimento dela, quanto tu decides viver mais no espírito, o Espírito sempre será́ mais forte e é ele que sempre conduzirá a tua vida.
Tu aí, Jovem Kuriakos, não te iguales ao mundo, sê a diferença todos os dias da tua vida, na tua caminhada com Deus e aonde quer que estejas decide negar, rejeitar a tua vontade e a vontade imposta pelo mundo, procura cada vez mais fortalecer o teu relacionamento com Deus para realmente conheceres qual é a vontade d’Ele para a tua vida, quais os alvos que deves ter no teu coração, alvos segundo o coração de Deus, e renova-te a cada dia lendo a Bíblia que é a palavra de Deus, mudando a tua mente e adotando os seus pensamentos para que vivas uma vida verdadeiramente completa e a maneira do Criador.