TRISTEZA, DESGOSTO, DESILUSÃO

Uma das coisas que Deus nos ensina é a guardarmos o nosso coração porque é dele que procedem as saídas da vida (Provérbios 4:23). É no nosso coração que guardamos muita da nossa história, os nossos sentimentos, emoções, os nossos sonhos e todos nós sabemos que isto faz parte de nós, faz parte da nossa identidade. Mas muitas vezes pensamos: Como? Como é que posso guardar o meu coração? Nem sempre sou capaz.

 

Possivelmente já passaste por alguma situação em que sentiste que alguma pessoa ou várias pessoas não deram valor ao teu coração e fizeram algo que não demonstrou respeito por ti, pelos teus sentimentos e que acabaram por deixar feridas que no momento sentiste ou ainda sentes que nunca vão passar.

 

Todos nós ao longo da nossa vida passamos situações, temos relacionamentos, quer seja um namoro, uma amizade, em que sentimos que não fomos valorizados, somos magoados, traídos, ficamos desiludidos, a tristeza vem e parece que perdemos a capacidade de confiar, parece que depois estamos a enfrentar uma luta para recuperarmos e voltarmos a acreditar em nós e nos outros. E mesmo que as pessoas nos digam que está tudo bem, que não é nada, nós sentimos essa tristeza.

Para todos nós, e para ti, se é o teu caso, há algo muito importante em que deves sempre pensar: Deus já te tinha escolhido mesmo antes de teres nascido e escolheu porque és único e tens um propósito (Jeremias 1:5). Nenhuma das situações que passaste ou podes passar, nenhuma tristeza nem a forma como te relacionaste com algumas pessoas define quem tu és ou aquilo que Deus tem para ti. Os planos que Deus tem para ti são de paz e não de maldade ou tristeza, é um futuro de esperança! (Jeremias 29:11)

Então nesses momentos em que ficas a pensar sem saber como vais ultrapassar esse momento mais difícil, essa desilusão, quando achas que a tristeza não está a passar por mais que tentes, aprende que é em Deus que deves colocar a tua confiança acima de tudo e que Ele é o único que é capaz de te ajudar a curar essas feridas e trazer descanso e alegria.

Ter um desgosto amoroso, uma decepção com alguém de quem gostamos, pode e provavelmente vai acontecer e os pensamentos e recordações negativas, momentos mais tristes, eles podem aparecer. O importante é a forma como vais reagir perante esses momentos, o importante é lembrares que tens um Deus maior que todos esses pensamentos. Usa esses impedimentos e esses momentos como uma aprendizagem, um crescimento.

Nestes momentos lembra-te que há alguém que vê muito além do que podes ver e que já tem um futuro brilhante preparado para ti. Algumas coisas que podem ajudar-te nesses momentos:

1. Coloca o teu foco em Deus: E não na pessoa que te magoou ou na situação negativa. Não fiques a tentar relembrar o que poderias ou não poderias ter feito, no que falhaste ou no que falharam contigo. Pensa no que é verdadeiro, honesto, puro, amável, digno de louvor (Filipenses 4:8). Obriga a tua mente a focar no que te traz alegria

2. Aprofunda a tua relação com Deus: Busca a Ele porque é o teu melhor amigo e conselheiro, coloca Nele todas as tuas preocupações, fala com Deus. (1 Pedro 5:7)

3. Confia que essa dor e tristeza vão passar: Que não vão durar para sempre e que vais conseguir olhar para essa situação com outros olhos. José passou por humilhação, desilusão, com a sua própria família. E não só ultrapassou e venceu como não guardou o que de mau lhe aconteceu e conseguiu ser amável com quem o magoou

4. Coloca a tua esperança em Deus: Ele é o único que nunca te vai falhar, que sempre estará contigo. Se colocas a tua esperança em alguma pessoa, em alguma circunstância, sabes que pode falhar, mas se colocas em Deus, vais sempre fazer-te vencer (Salmos 31)

5. Liberta o teu coração através do perdão: O perdão é um dos maiores atos de libertação que podes fazer e é uma decisão que tu próprio podes tomar. Quando guardamos ressentimentos e sentimentos negativos em relação a outras pessoas, isso é como se fossem amarras que nos prendem e Deus dá-nos essa capacidade de perdoarmos, de sermos como Ele que perdoou e perdoa todas as nossas falhas. Por isso toma essa decisão e diante de Deus perdoa todas essas ofensas e liberta o teu coração para o que Deus tem preparado para ti.

Se colocares em Deus a tua confiança, Ele vai colocar no teu caminho no tempo certo tudo aquilo que tem preparado para ti! E lembra-te sempre, acreditar em Deus é ter a certeza que mesmo nos momentos mais difíceis em que parece que ninguém nos entende e nada é como queríamos, está tudo bem porque Deus está perto e cuida de ti e isso basta.

PODES VER OUTROS ESTUDOS AQUI

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Partilhar...