Normalmente quando ouvimos esta expressão é porque algo não está bem, porque vem aí uma conversa difícil. Será mesmo que tem de ser assim? Talvez seja mesmo na nossa juventude em que começamos a estar rodeados de oportunidades para estabelecer relações, boas ou más, que nos vamos aperceber o quanto é importante a forma como falamos e acima de tudo como estabelecemos conversas com outras pessoas para o sucesso ou fracasso de um relacionamento.

“Todos nós sempre cometemos erros. Quem não comete nenhum erro no que diz é uma pessoa madura, capaz de controlar todo o seu corpo.” (Tiago 3:2)

Tu sabes e todos nós sabemos que em algum momento já falhámos na nossa forma de falar com alguém, ou porque falámos o que não devíamos (tantas vezes…) ou porque falámos demais e nem parámos para ouvir ou porque em vez de estabelecermos uma conversa, apenas queríamos ser ouvidos ou marcar posição. Mas a Bíblia ensina-nos que é uma virtude, é sinal de maturidade saber controlar o que falamos, como falamos. 


Quantas vezes nos acontece sentirmos que há algo que queremos expressar mas que não estamos a ser compreendidos? Parece que dizemos uma coisa, mas entendem outra, ou nem sequer sentimos abertura para podermos expressar-nos. Isso deixa-nos muitas vezes frustrados e cansados porque tentamos mas parece que do outro lado está alguém que não entende nem quer entender os nossos sentimentos, os nossos sonhos e mesmo a nossa opinião. 


Então imagina o que isto pode causar quando estamos a falar de um namoro! Imagina quando falamos da construção de um relacionamento para a vida e não conseguimos ter sucesso na nossa comunicação. Repara: por definição a comunicação tem como objectivo desencadear ou manter o entendimento, unir duas partes. Não é isto que procuramos num relacionamento? 


Muitas vezes sem nos apercebermos acabamos por falhar nos relacionamentos, quer num namoro e mesmo entre amigos e familiares, porque não nos colocamos na posição do outro, porque não tentamos controlar a nossa língua e porque não procuramos entender o outro ou a sua forma de comunicar. Esta é uma das áreas que o diabo mais usa para destruir relacionamentos, a comunicação, porque ele sabe o quanto as palavras nos podem encorajar ou nos deixar abatidos. É por isso que é tão importante pensares sobre isto e melhorares a tua comunicação. 

COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO?

 

OUVE MAIS: Tenta ter uma escuta ativa. Mesmo nos momentos em que estás cheio de pressa, em que achas que já sabes o que a outra pessoa vai dizer, em que achas que a tua opinião deve prevalecer, mesmo aí, tenta ouvir e prestar atenção ao que a outra pessoa está a dizer. Quantas vezes estamos a olhar para alguém que está a tentar comunicar connosco e sabemos que a nossa cabeça está longe, perdida noutros pensamentos e por vezes a pessoa pede a nossa opinião e ficamos sem saber o que responder? Isso é algo que pode magoar a outra pessoa, que afasta o casal. Por outro lado, saber que a pessoa que está do outro lado vai tomar atenção ao que falamos vai fortalecer a união e o entendimento


EXPRESSA MAIS O QUE SENTES: Aprende a expressar de forma calma e assertiva aquilo que sentes quando alguém te magoa ou fala de uma forma que te ofende. A verdade é que os valores e as realidades podem mudar de pessoa para pessoa e por vezes o que é ofensivo para uma pessoa, para a outra pode ser algo normal. Se alguém diz algo que te magoou e guardas, isso pode repetir-se e desgastar o relacionamento e por outro lado, estás a guardar sentimentos e experiências negativas no coração e isso dá espaço ao diabo para que entre e coloque divisão. É simples e mais eficaz se falarmos que determinada coisa nos magoa ou incomoda porque a outra pessoa pode nem se ter apercebido e vai poder ter atenção para melhorar.


QUESTIONA: Muitas vezes ficamos com dúvidas por algum motivo, mas deixam-nos ficar a tentar adivinhar o que a outra pessoa está a pensar ou a sentir, o que gosta, o que não gosta. Isso gera em nós ansiedade e por vezes ideias erradas. Pergunta! Cria oportunidades de diálogo. Faz conversa. Pode parecer pouco “romântico”, chato, no início de um relacionamento mas esta é a fase de se conhecerem e não de adivinharem ou criarem personagens que mais tarde descobrem não serem reais


SÊ SINCERO: Mesmo quando há conversas difíceis, mesmo quando falhaste. Até Deus é fiel e justo para nos perdoar todas as nossas falhas quando as assumimos perante Ele. Num relacionamento tem de haver a certeza de que vai haver transparência no diálogo. Ser sincero não é dizer tudo o que te vem à cabeça de qualquer maneira. É importante ter sabedoria para que a nossa forma de falar não magoe o outro mas falarmos o que gostamos e não gostamos fortalece o relacionamento.

E por último, 

APROVEITA O TEMPO PARA CONVERSAR: Por vezes há casais que durante o namoro passam demasiado tempo, mesmo sem se aperceberem, em demonstrações físicas de afeto e acabam por não conversar. Isso pode deixá-los mais perto de pecar e saltar etapas fundamentais no relacionamento. Deus espera que a fase do namoro seja para ambos se conhecerem melhor quer a nível emocional quer espiritual, e apenas depois do casamento, fisicamente. Então é fundamental que conversem durante o namoro, que tenham momentos de conversa e partilha de experiências. Por vezes os elementos do casal podem até ter sonhos, gostos, chamadas, temperamentos diferentes e é através do diálogo que vão conseguir saber e chegar a entendimento. 

Acima de tudo, lembra-te sempre, um relacionamento firmado em Deus e nos seus ensinamentos é aquilo que deves buscar na tua vida, então mantém estas verdades presentes e assim sabes que vais ter sucesso em alcançar aquilo que Deus tem para ti. É tua responsabilidade aprender e agir naquilo que Deus te ensina!

PODES VER OUTROS ESTUDOS AQUI

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Partilhar...