Enquanto jovens todos passamos por momentos em que ficamos preocupados, mesmo ansiosos em buscarmos e construirmos os nossos relacionamentos. Falamos em termos de amizades, mas não só. Sabemos que nesta fase há também aquele nervosismo de vermos os nossos amigos a começarem a namorar, sentirmos que não chega a nossa vez, como é que devemos fazer e se seremos capazes de ter e de construir esse relacionamento. Mesmo os jovens cristãos começam a fase de se perguntarem “porque é que Deus ainda não tem ninguém para mim?”


Se alguma vez colocaste esta questão ou sentiste esta preocupação então o que vais ler vai ajudar a ultrapassar isso. Não te apresses, não fiques ansioso. Hoje não falamos sobre namoro, mas sobre o maior e o mais importante de todos os relacionamentos que deves construir, aquele em que deves investir em primeiro lugar. Este é o teu relacionamento com Deus. 


O namoro é, claro, algo que a dada altura vai ocupar a tua mente, mas este é o teu foco, não em um dia, numa fase, mas em todos os dias da tua vida: cuidar e construir o teu relacionamento com Deus. Essa é a tua prioridade porque a partir daí, tudo o que Deus tiver preparado para ti virá ter contigo. 


E sabes? Tal como num namoro, numa amizade, também o relacionamento com Deus precisa de ter INVESTIMENTO, COMPROMISSO, SER CUIDADO, SER VALORIZADO, porque se não deres essa atenção, esse relacionamento não será fortalecido e sem que te apercebas podes estar a desfocar-te e afastar do mais importante e mesmo do que Deus tem para ti. 

"Ele criou-nos para que de verdade tenhamos intimidade com Ele"

É verdade que Deus ama a todo o tempo, independentemente das tuas atitudes, independentemente das tuas falhas, mas é a tua atitude e decisão que vai determinar o relacionamento que terás com Ele e com isso, o teu sucesso. Se Deus está ao teu lado a todo o tempo então é Dele que não podes esquecer-te em nenhum dos teus dias, mesmo nos mais atarefados, mesmo quando achas que não há tempo entre estudo, família, diversão, redes sociais. Mesmo quando achas que Deus vai entender que não tens tempo, Ele é o que mais merece esse tempo e a tua atenção. É Nele que deves investir para fortalecer a vossa ligação.


Lembra-te, só sabemos amar porque Ele nos amou primeiro (1 João 4:9). Ele criou-nos para que de verdade tenhamos intimidade com Ele então como é que seremos capazes de não cuidar deste relacionamento?


Em João 17, Jesus ora ao Pai pelos seus discípulos:

“Dei-lhes a mesma glória que me deste, para que vivam em perfeita unidade como nós. Eu vivo neles e tu vives em mim. Deste modo a sua união será perfeita e o mundo há de saber que me enviaste e que os amas como a mim.”

SEPARA UM TEMPO DE QUALIDADE E UM ESPAÇO DE INTIMIDADE PARA DEUS

 

Deus enviou Jesus para que, por meio Dele, todos pudéssemos ter esta intimidade com Ele. Então coloca este desejo em primeiro lugar na tua vida. Partilhamos então alguns passos que podem ajudar-te a desenvolver o teu relacionamento com Deus:


Assume um papel ativo, toma a decisão, age! Decide buscar a Deus, não esperes desenvolver a tua relação com Deus se ficares sentado e não tomares a decisão de agir, de dar o passo, de orar, abrir a tua Bíblia, falar com Deus. Nenhum relacionamento se desenvolve se só houver dedicação de uma das partes e Deus já dedicou e dedica tudo a ti. Faz a tua parte


Separa um tempo de qualidade e um espaço de intimidade para Deus. Deus espera todos os dias que tenhas esse tempo separado para Ele da mesma forma que separas para os teus amigos e outras pessoas. Procura um espaço que seja reservado e em que possas estar em intimidade com Ele. Nesse tempo controla a tua mente, elimina todas as distracções, dedica-Lhe esse momento. Desliga o wi-fi, desliga das redes sociais e dá a Deus a atenção que merece


Sê constante na tua dedicação a Deus. Assume com Ele um compromisso porque se Ele não se esquece de ti em nenhum dia também espera que o faças. Não sejas inconstante, não te deixes levar pelas circunstâncias. 

“Esse nem pense que há de conseguir alguma coisa do Senhor, pois é um indeciso e pouco seguro em tudo o que faz.” (Tiago 1:7)

Abre mão da tua vontade e confia na vontade de Deus para ti, toma a tua CRUZ!

Não procures Deus apenas quando precisas de algo, ou apenas em alguns dias quando tens tempo livre, não o faças a procurar uma recompensa porque essa recompensa é, na verdade, a proximidade e intimidade que estabeleces com Deus, ter prazer em encontrares-te com Ele todos os dias.

“hás de mostrar-me o caminho que conduz à vida, saciar-me de alegria na tua presença e de eterna felicidade a teu lado.” (Salmos 16:11)



Abre mão da tua vontade e confia na vontade de Deus para ti, toma a tua cruz. Talvez esta seja a parte mais difícil de entender e aceitar mas ter um relacionamento com Deus implica renúncia, abdicares de tudo aquilo que se vai opor, a todas as distracções que surgirem, de todas as saídas, de todos os amigos que se vão opor à tua escolha, porque nada disso tem comparação com a transformação que Deus quer fazer na tua vida quando de facto mantém essa intimidade com Ele.

Não deixes que nenhuma preocupação com qualquer relacionamento seja maior. Investe no teu relacionamento com Deus. Procura a intimidade e aprende a amar-te a ti mesmo e mostrar a Deus que O amas porque tudo o resto Deus já preparou para ti e irá chegar a ti pelas mãos de Deus. (Mateus 6:33)

PODES VER OUTROS ESTUDOS AQUI

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Partilhar...