Tens sonhos, tens projectos? Tens buscado a Deus ou perguntado acerca do teu futuro ou sobre alguma decisão importante? Será que nunca te aconteceu sentires que em algum momento estás aflito, a precisar de respostas, nesse momento parece que ninguém à tua volta te pode ajudar e é quando mais queremos ouvir a voz de Deus que parece que Ele ficou em silêncio?

Um dos desafios que enfrentamos na nossa caminhada com Deus é mesmo o de entender que Deus se move no silêncio. E é este desafio que muitas vezes enfrentamos enquanto jovens quando estamos a tentar construir o nosso futuro, correr atrás dos nossos sonhos, à procura de uma certeza nas escolhas que vamos fazer e nas decisões que temos de tomar. É um desafio, mas tu és capaz de o enfrentar.

“Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”

Muitas vezes somos levados, pela nossa natureza carnal, a acreditar que só estão a acontecer coisas quando as podemos ver, ouvir e sentir. Pensamos que só temos Deus do nosso lado e a falar connosco quando algo acontece e temos a resposta à nossa frente. Mas não é assim no mundo espiritual, não é assim que Deus funciona e é nesse mundo, é no espírito que precisamos de estar e acreditar se queremos entender as respostas de Deus e receber o que tem para nós. 

Na verdade, mesmo Jesus questionou o silêncio de Deus:

 “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mateus 27:46)

David também questionou:

“Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? Por que te manténs distante, quando eu grito por socorro? Meu Deus, clamo por ti durante o dia e não me respondes; durante a noite, e não tenho sossego.” (Salmos 22:1-3)

Porque na verdade em alguns momentos queremos e precisamos ouvir uma resposta e Deus não está a falar ou a dar a resposta que queremos ouvir no momento que queremos ouvir, por vezes Deus está em silêncio. Mas a Bíblia mostra que vários heróis da fé passaram por momentos assim, mas venceram porque eles mesmo perseveraram no meio deste silêncio.

Todo o agir de Deus tem um propósito

 

Abraão subiu ao monte com Isaque, montou o altar e preparou-se para tirar a vida ao seu próprio filho em obediência a Deus sem que naquele momento entendesse o propósito ou Deus lhe falasse desse propósito.

Jó perdeu tudo, as riquezas, os seus filhos, os seus amigos e no meio desta aflição Deus não lhe falou, Deus estava em silêncio.

Estes homens são chamados de heróis da fé exactamente porque é a nossa fé que nos faz acreditar que Deus está a agir mesmo no silêncio e que mesmo quando sentimos o abandono, ele está ao nosso lado. É perseverar no meio desse silêncio que nos vai fazer alcançar o milagre que podemos aguardar, a resposta que Deus tem reservada para nós. 

Se Deus está em silêncio, é porque no momento certo a Palavra dEle vai mudar as circunstâncias e fazer acontecer a Sua vontade, MAS NÃO TE ABANDONOU

Se Deus está em silêncio e há uma decisão que precisas de tomar, não a tomes ainda mas mantém-te em oração e a meditar na palavra de Deus porque a tua resposta vai chegar. ELE NÃO TE ABANDONOU

Uma das coisas que a Bíblia também nos ensina além da fé é a paciência, também a persistência. Ensina-nos a termos um relacionamento e atitude constante de comunhão com Deus, independentemente do que vemos ou do momento por que estamos a passar. Então se neste momento parece que sentes apenas o silêncio de Deus, aproveita para buscar mais a Ele e para fortalecer a tua fé, persistir e aumentar a tua esperança.

Espera com paciência no Senhor (Salmos 40:1)A TUA RESPOSTA VAI CHEGAR!

Todo o agir de Deus tem um propósito e nesse momento em que achas que estás só e perguntas porque Deus te abandonou é quando Deus pode ter algo para te ensinar através desse silêncio. Se Deus está em silêncio, é porque há um processo que tens de passar, MAS NÃO TE ABANDONOU

PODES VER OUTROS ESTUDOS AQUI

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Partilhar...