Deus é amor independentemente de todas as vezes que somos falhos com Ele e independentemente do tamanho do nosso pecado, independentemente do que tínhamos connosco antes de O conhecermos ou mesmo do que falhamos depois de estarmos com Ele.

 

Temor a Deus é NÃO ter medo de um tirano ou ditador. Não precisamos temer a ira Dele, devemos sim temer não ter um coração digno diante Dele e não termos intenção de O agradar.

Muitas vezes Deus corrige sim e algumas das nossas acções podem ter consequências, mas o castigo nunca O afasta de nós, molda o nosso carácter.

 

Em Mateus 10:28 a Bíblia fala “Não tenhas medo daqueles que matam o corpo mas não podem matar a alma, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno.” Não devemos ter medo dos homens mas também não devemos ter medo de Deus e sim temor. Enquanto o medo é uma manifestação do nosso instinto de sobrevivência, uma reacção a algo que nos pode magoar, o temor a Deus é a reverência e respeito com que encaramos a Deus porque O amamos, é um elemento de fé. 

 

Este temor a Deus manifesta-se quando conhecemos a Deus, aprendemos a temer a Deus pela sua grandeza. Este temor manifesta-se pelo medo de desagradar a quem amamos e é nada mais nada menos do que um dos dons do Espírito Santo. Quando nos esquecemos ou deixamos esfriar em nós este temor a Deus, é justamente quando crescem os medos de todas as circunstâncias que podem vir à nossa vida, é quando cresce o medo dos homens, é quando passamos a colocar a nossa confiança nas coisas do mundo e isso é o contrário da nossa fé.

 

O QUE É TEMER A DEUS?

 

• Ter reverência e admiração por Ele, então fazemos o que for necessário de nós para servi-Lo. (Salmo 89)

•  Estar diante de Seu rosto em tudo que fazemos para agradar a Ele, sem nos permitir sermos influenciados por querer a boa opinião das pessoas. (1 Pedro 1: 24-25)

•  Saber que não damos conta a ninguém além de Deus, pelas nossas ações.

• Temer desonrá-lo com nossas ações perante os outros, ou seja, agirmos corretamente e com amor e bondade ao próximo.

• Temer não honrar a chamada que nos dá

• Amá-lo de todo o nosso coração, de toda a nossa alma e de toda a nossa força

 

Quando só nos focamos no medo vamos duvidar do quanto Deus nos ama e é capaz de, mesmo através dos nossos erros, criar em nós a reverência que vai levar-nos a moldar o nosso carácter para que O possamos agradar. Porque sabes? Mesmo quando falhaste, é Deus o teu melhor amigo que está sempre perto e que diz: não tenhas medo, eu ensino, tu consegues fazer melhor. 

Deus não quer que temas!

“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação”
2 Timóteo 1:7

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Partilhar...