Em algum momento da vida todos nós passamos por momentos de tristeza, quer seja por uma perda, por algum momento mais difícil e sabemos que muitas vezes ser jovem é mesmo passar por uma fase de transição que nos traz alguns turbilhões de emoções. E nesses momentos por vezes sentimos que ninguém pode entender a nossa dor, e nós também não entendemos o porquê. Acabamos mesmo por nos revoltar, por sentir que Deus não estava lá para impedir que nos sentíssemos assim ou que passássemos por esse momento. Em João 11, a Bíblia fala sobre o momento em que Maria e Marta perdem o seu irmão Lázaro e elas ficam profundamente tristes.

 

Naquele momento de tristeza elas sentem que Deus chegou tarde, que não esteve com elas quando precisaram. Marta diz a Jesus: “Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido” (João 11:21). Na verdade, todos nós entendemos que é um momento de grande dor e que nesses momentos somos levados a questionar a presença de Deus, tal como aconteceu com Marta. Mais à frente vemos que Jesus, ao ver Maria e os judeus que vinham com ela chorar, comoveu-se (João 11:33). E o versículo 35 diz simplesmente, “JESUS CHOROU”.

"todos esses momentos são necessários para que se cumpra o Seu propósito, para que a nossa fé seja maior"

Então a bíblia mostra-nos que Jesus entende a nossa dor e importa-se com a nossa dor melhor do que qualquer pessoa pode entender, que Ele se identifica connosco e não nos abandona nesses momentos. Quando tomamos a decisão de levar uma vida com Deus, Ele não nos promete que nos vai livrar de todos os problemas ainda que essa fosse a Sua vontade mas todos esses momentos são necessários para que se cumpra o Seu propósito, para que a nossa fé seja maior e sejamos fortalecidos e ensinados. Então sim, as lágrimas podem vir e teres momentos em que te sentes só mas a presença de Deus, a presença do Espírito Santo é o que te faz sentir uma paz que não podes explicar e que nenhuma pessoa te pode dar. 


O exemplo de Maria Madalena também te pode ensinar algumas lições. Após a morte de Jesus, no momento da Sua ressurreição, quando Maria Madalena chega ao local onde foi sepultado e vê que Jesus não estava lá, fica desesperada, fica assustada, com medo, tinha perdido o seu mestre, não entendia o que tinha acontecido, os discípulos não estavam junto a ela, estava sozinha. Quando Jesus lhe aparece, Maria Madalena chorava junto ao sepulcro (João 20:13)O seu exemplo ensina-nos que mesmo diante de um momento de sofrimento, Deus tem um propósito, conhece o motivo da nossa dor e tem grandes coisas preparadas. 

Durante este tempo, tudo aquilo que fizermos seja para servir e agradar a Deus

 

Mesmo diante daquela dor, Maria Madalena não reclamou, não se revoltou contra Jesus, não virou costas. Ela esteve com Jesus aos pés da cruz e depois de O sepultarem foi visitar o local. Então, tal como Maria Madalena, devemos aprender que mesmo na hora em que doer, mesmo que pareça mais fácil, não devemos desistir, voltar as costas a Deus, nem abandonar o nosso propósito.


Naquele momento em que Maria Madalena não vê ali Jesus pensou que tudo estava perdido, mas Jesus importou-se com a sua dor, com o seu choro e mostrou naquele momento a Sua presença. Maria Madalena chorou sim, mas Jesus a consolou e depois de já se ter mostrado e alegrado o seu coração deu-lhe a missão de ir anunciar que estava vivo e que iria depois partir. Jesus tinha uma missão para ela e ela também entendeu isso. Entendeu que havia mais pessoas a precisarem de saber que alguém se importa com as suas lágrimas, outras pessoas que precisavam ser consoladas. Ela entendeu o propósito de ter sido colocada naquela posição e passar por aquele momento difícil. O mesmo acontece contigo. Lembra-te que mesmo nos momentos de dor é Deus que está do teu lado e lembra-te da Sua promessa: “Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados” (Mateus 5:4)

Então acredita nesta promessa e aprende a ver além das lágrimas e dor, reage com uma atitude de fé quando dias difíceis vierem, aprende a ver que existe um propósito, que Deus te vai consolar e mostrar que mesmo essa tua dor pode ser com o propósito de abençoares outras pessoas, outros jovens perto de ti que precisam e desejam também ser consolados e Deus vai usar-se de ti porque sempre tem um propósito no lugar onde te colocar.

PODES VER OUTROS ESTUDOS AQUI

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Partilhar...