Edit Content

Segue-nos

SER UM BOM CRISTÃO É SER UM BOM SAMARITANO

No estudo de hoje, vamos entender, de forma rápida a parábola do bom samaritano.

Lucas 10:25-37

25 E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?             

26 E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?

27 E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo.                                                                               

28 E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso e viverás.                                                                                                                       

29 Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?                                                

30 E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.                                                                                                           

31 E, ocasionalmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.                          

32 E, de igual modo, também um levita, chegando àquele lugar e vendo-o, passou de largo.                                                            

33 Mas um samaritano que ia de viagem chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão.                                      

34 E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, aplicando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele;                                                                                                                                                       

35 E, partindo ao outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele, e tudo o que de mais gastares eu to pagarei, quando voltar.                                                                                                                                                                                    

36 Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?                                                                

37 E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai e faze da mesma maneira.

Antes de mais é importante entendermos o contexto desta passagem. Neste versiculo, vemos que um “doutor da lei”, tentando enganar Jesus, questiona-o sobre o que deve fazer para herdar a vida eterna, Jesus, sabendo da sua intenção, devolve a pergunta. Ao que ele responde “Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo”. O doutor da lei, não estando ainda satisfeito, questiona a Jesus dizendo “Quem é o meu próximo?

Jesus então conta uma parábola, sobre um homem que tinha sido deixado para morrer, e que por ele, passou um sacerdote e um levita, ou seja, os supostos servos de Deus, cujos quais eram vistos como os que deveriam receber mais honra e mais importância na sociedade, mas que, apesar dessa honra e de todo o zêlo que tinham com a casa de Deus e com o seu serviço eclesiastico, não o ajudaram, ignorando aquele homem necessitado.                 Após o levita e o sacerdote passarem, houve um samaritano, ou seja, um homem pertencente ao povo de  samaria, cujos quais eram considerados impuros pelos judeus, que viu o homem necessitado e decidiu ajudá-lo.

Ao lermos esta parábola, devemos questionar-nos: Não somos nós também como o levita e como o sacerdote? Bastante zelosos com a casa de Deus, zelosos a cumprir horarios, zelosos com determinadas regras, mas que quando alguem precisa da nossa ajuda, nós simplesmente ignoramos?                                         

Ou será que somos como o samaritano? Será que amamos o nosso próximo ao ponto de nos disponibilizarmos para tirar do nosso tempo e dinheiro para o conseguir ajudar?

Com este estudo, não quero de todo dizer que sermos zelosos com a casa de Deus, com horários e com as suas regras seja algo errado! Pêlo contrario, Glória a Deus se és assim! Mas através deste estudo quero que reflitas, e quero que penses naquilo que tens feito. Quero que penses na maneira como ages com o teu próximo.

E lembra-te que o teu próximo não é somente o teu amigo, a tua familia, o teu irmão da igreja… O teu próximo é também aquela pessoa que te odeia, que te fez mal, que te magoa, que fala mal de ti. O teu próximo é o sem abrigo que está na rua, é o rico que goza com a igreja, o teu próximo é a tua professora que fala mal de Jesus, o teu próximo é o ladrão, o politico corrupto, etc…

Jesus amou a todos, incluindo aqueles que lhe fizeram mal, e se Jesus o fez, então tu também o tens que fazer. Arrepende-te se não amaste o teu próximo como deve ser e se não o ajudaste quando ele precisou! Muda para melhor e imita a Jesus. E lembra-te que ser um bom cristão é ser um bom samaritano.             

Espero que este estudo tenha ajudado! Que a Graça e a Paz de Deus que excedem todo o entendimento estejam contigo, em Nome de Jesus, amém!

Mais para ti...

Vários artigos para explorares e partilhares…

Várias mensagens disponíveis…

Músicas do Festival de Talentos…

Publicações

Copyright © Jovem Kuriakos 2018